Neste Blog você pode refletir sobre alguns temas gramaticais explicados de maneira clara e em uma linguagem simples. Na lateral, encontra-se a lista dos temas abordados, basta clicar e ler com atenção aquele que mais lhe interessar.

           Há postagens que contêm reflexões sobre alguns textos consagrados (poesias, contos ou mesmo romances), lembrando sempre que a obra literária é uma "obra aberta", portanto passível de mais de uma leitura. Mas, como diz Umberto Eco, "não é escancarada"; então precisamos nos ater às palavras, são elas que nos direcionam a uma interpretação possível e coerente.

            Também não poderia deixar de registrar, neste lugar especial, alguns trabalhos muito interessantes de meus ex-alunos e, assim, deixo eternizados  o seu desempenho e a  sua dedicação.

            Acho que é isso! Vamos lá, então, e...

                                    bom passeio pelas letras!!!

 

quinta-feira, 10 de junho de 2021

PROPOSTA 2 DE REDAÇÃO - RELIGIOSIDADE E RESPEITO

As propostas deste blog foram feitas com base no modelo das propostas do ENEM e de muitos vestibulares. Antes de fazer a redação, leia atentamente a proposta abaixo e entenda bem o tema proposto. Depois, aproveite para aumentar seu conhecimento do assunto pesquisando mais sobre ele, isso o ajudará muito quando fizer o ENEM ou o VESTIBULAR. Então reserve cerca de duas horas sem interrupção e faça primeiro o rascunho e depois passe a limpo a redação à caneta preta ou azul. Assim, você já estará mais acostumado e apto para esse momento tão importante em sua vida, Futuro Acadêmico. Boa sorte, espero que aproveite!   

Leia os textos bases abaixo e faça uma produção de texto, de 20 a 30 linhas, sobre o tema:

 

TODO ATENTADO À LIBERDADE RELIGIOSA DEVE SER REFUTADO NO BRASIL

 

Texto 1: A importância do respeito à diversidade religiosa e cultural no ambiente de trabalho

 

Em um país tão vasto e plural como o Brasil, encontrar diversidade religiosa e cultural no ambiente de trabalho é algo bastante comum. Veja como agir de forma acolhedora

Empresas, órgãos públicos, escritórios e todos os ambientes de trabalho são locais cheios de pessoas com origens e histórias de vida diferentes. Muito embora o Brasil seja um país majoritariamente cristão, existem diversas outras religiões que fazem parte da cultura do país e são, muitas vezes, discriminadas pela falta de conhecimento.

Por isso, lidar com essa questão dentro do ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bastante delicada. É preciso, acima de tudo, empatia para entender que não há nada de errado com o diferente.

Acolhimento e respeito

Empatia, acolhimento, informação e cumprimento da legislação levam ao respeito, e isso é o mais importante. A religião é um dos aspectos mais importantes de uma cultura, e reprimi-la, seja pela falta de conhecimento, seja pelo preconceito, não deve ser uma atitude aceita em nenhum lugar, muito menos no mundo do trabalho, onde as pessoas convivem para exercer sua profissão e viver seus sonhos.

Entendendo o diferente

O primeiro passo para a aceitação de religiões diversas dentro do ambiente de trabalho é o conhecimento. 

O preconceito surge com a ignorância, então é importante que informações sejam compartilhadas para evitar esse problema. As empresas ou funcionários podem promover discussões, palestras e conversas a respeito das mais variadas religiões praticadas pelas pessoas que trabalham na empresa, para criar um ambiente de acolhimento.

A tolerância religiosa é respaldada pela Lei nº 11.635, de 2007, e também pelo artigo VI da Constituição. Portanto, toda empresa e seus funcionários têm a responsabilidade de cumprir o que diz a legislação, evitando, por exemplo, a discriminação religiosa na hora da contratação de um funcionário ou durante o dia a dia de trabalho.

O CIEE/PR defende a tolerância religiosa e o respeito à diversidade, direitos fundamentais de qualquer cidadão. O Brasil é um país rico em pluralidade, composto por povos das mais diversas origens e, portanto, com culturas, tradições, crenças e folclore diversificados. Precisamos semear o respeito e lembrar que, independente de qualquer crença, devemos pregar o bem e o amor.

Fonte: https://www.cieepr.org.br/respeito-diversidade-religiosa/

 

 

Texto 2: Sua religião é uma escolha pessoal e deve ser respeitada - Monica Buonfiglio

O Estado Brasileiro é laico, ou seja, não tem religião. Tem sim, o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo 5º, inciso VI, da Constituição: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias".

A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entretanto, muitas vezes o preconceito existe e se manifesta pela humilhação imposta àquele que é diferente. No momento em que é humilhado, discriminado, agredido devido à sua crença, ele tem seus direitos constitucionais e seus direitos humanos violados; ou seja, é também vítima de um crime - e o Código Penal Brasileiro prevê punição para os criminosos.

Portanto, que fique claro: religião é um assunto pessoal, entre a sua consciência, entre o seu espírito e o Criador. O que cabe aos outros seres humanos, aos seus irmãos e irmãs, é respeitar a sua escolha. O que cabe aos governos é garantir a sua liberdade de escolha.

O Código Penal Brasileiro, por sua vez, considera crime (punível com multa e até detenção) zombar publicamente alguém por motivo de crença religiosa, impedir ou perturbar cerimônia e ofender publicamente imagens e outros objetos de culto religioso.

Qualquer um que descrimina qualquer tipo de religião ou filosofia espiritualista, templos de umbanda, candomblé, lugares e seus praticantes da Wicca, que celebram a divindade da natureza, não podem ser desrespeitados sob qualquer pretexto. Muito menos xamânicos, ou mesmo os ciganos que são perseguidos e agredidos por causa de sua etnia e de sua religião, mesmo motivo que os condenou ao quase extermínio na Segunda Guerra Mundial, juntamente com os judeus e outras vítimas da intolerância.

Intolerância religiosa é, também, desrespeito aos Direitos Humanos e crime previsto no Código Penal Brasileiro; por isso, não se cale e faça prevalecer seu direito a liberdade religiosa.

Declaração do direito à liberdade religiosa da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou, em 1981, a Declaração sobre a eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação fundadas em religião ou crença desta forma: "Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião. Este direito inclui a liberdade de ter uma religião ou qualquer crença de sua escolha, assim como a liberdade de manifestar sua religião ou crença, individual ou coletivamente, tanto em público quanto em particular", diz o primeiro artigo da Declaração da ONU, para, mais adiante, advertir:

"A discriminação entre seres humanos por motivos de religião ou crença constitui uma ofensa à dignidade humana (...) e deve ser condenada como uma violação dos Direitos Humanos e das liberdades fundamentais, proclamados na Declaração Universal dos Direitos Humanos."

Constituição brasileira de 1988, artigo 33

O respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil torna vedada quaisquer formas de proselitismo.

No Brasil, o artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, prevista no texto da Constituição de 1988, determina que a educação religiosa nas escolas públicas assegure "o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedada quaisquer forma de proselitismo". Ou seja: é obrigatório respeitar a liberdade religiosa do aluno; é proibido tentar convertê-lo para esta ou aquela religião.

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/horoscopo/esoterico/sua-religiao-e-uma-escolha-pessoal-e-deve-ser-respeitada,140863337df6d310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Texto 3










Texto 4:

 






 

       

Texto 5:

 

          






 

Nenhum comentário: