Neste Blog você pode refletir sobre alguns temas gramaticais explicados de maneira clara e em uma linguagem simples. Na lateral, encontra-se a lista dos temas abordados, basta clicar e ler com atenção aquele que mais lhe interessar.

           Há postagens que contêm reflexões sobre alguns textos consagrados (poesias, contos ou mesmo romances), lembrando sempre que a obra literária é uma "obra aberta", portanto passível de mais de uma leitura. Mas, como diz Umberto Eco, "não é escancarada"; então precisamos nos ater às palavras, são elas que nos direcionam a uma interpretação possível e coerente.

            Também não poderia deixar de registrar, neste lugar especial, alguns trabalhos muito interessantes de meus ex-alunos e, assim, deixo eternizados  o seu desempenho e a  sua dedicação.

            Acho que é isso! Vamos lá, então, e...

                                    bom passeio pelas letras!!!

 

sexta-feira, 4 de junho de 2021

REDAÇÃO 1- INTRODUÇÃO

 

ESTRUTURA DISSERTATIVA

 

                Neste espaço, vamos compreender melhor como fazer uma redação dissertativa, usarei uma linguagem simples e clara.

                Em primeiro lugar, compreenda que dissertação, argumentação, texto de opinião é tudo “farinha do mesmo saco”. São todos textos em que você  precisa emitir a SUA OPINIÃO, portanto são basicamente a mesma coisa.

                A questão de emitir uma opinião é que ela precisa ser respeitada, ter credibilidade; caso contrário, ninguém irá RESPEITAR seu posicionamento. Para isso, há uma estrutura dissertativa que DEVEMOS SEGUIR À RISCA para termos um bom texto redigido.

                É sobre esses detalhes que vamos tratar neste estudo. Espero que tirem suas dúvidas e desmistifiquem o temor da redação. As postagens serão feitas gradativamente neste mesmo blog e poderão acessar o link ao lado direito da página no tópico TEMAS, conforme eu for finalizando as aulas e disponibilizando-os.

                Bons estudos!

Nenhum comentário: