Neste Blog você pode refletir sobre alguns temas gramaticais explicados de maneira clara e em uma linguagem simples. Na lateral, encontra-se a lista dos temas abordados, basta clicar e ler com atenção aquele que mais lhe interessar.

           Há postagens que contêm reflexões sobre alguns textos consagrados (poesias, contos ou mesmo romances), lembrando sempre que a obra literária é uma "obra aberta", portanto passível de mais de uma leitura. Mas, como diz Umberto Eco, "não é escancarada"; então precisamos nos ater às palavras, são elas que nos direcionam a uma interpretação possível e coerente.

            Também não poderia deixar de registrar, neste lugar especial, alguns trabalhos muito interessantes de meus ex-alunos e, assim, deixo eternizados  o seu desempenho e a  sua dedicação.

            Acho que é isso! Vamos lá, então, e...

                                    bom passeio pelas letras!!!

 

quarta-feira, 9 de abril de 2008

AB-RUPTO OU ABRUPTO

Se procurarmos na ABL encontraremos escrito: ab-rupto e abrupto....(escrita!)

Encontraremos em vários dicionários essas duas formas, sendo que a pronúncia será [ab-rupto].

Mas, veja o que diz Napoleão Mendes de Almeida (Napoleão), no Dicionário de Questões Vernáculas:

"Lexicógrafos existem completamente afastados da realidade; vão eles copiando uns dos outros certas barbaridades e morrem antes que tenham tempo de corrigi-las. Veja-se o que dizem da pronúncia de abrupto: é inacreditável que todos tragam a pronúncia ab-rrupto. (Dois rr para tornar mais clara a aberração prosódica) Em palavras como sub reptício, ab reação, sub locar, as letras que concorrem para a formação dos grupos consonantais br e bl são pronunciadas separadamente, porque se formaram dentro do português (de ab ou sub mais a palavra começada por r , que por ser inicial tem pronúncia forte) sem que até hoje nenhuma assimilação se tivesse efetuado.

Outras, porém, como abrenunciar, ablegar, sublevação, pronunciam-se a-BRE-nunciar, a-BLE-gar, su-BLE-vação, por terem vindo já formadas do latim (popularmente não há consciência de composição vocabular). Ora, neste segundo grupo está abrupto . Escrever ab-rupto, ab-rupcão é 'contraditório e escandaloso' (...) não é demais dizer que a pronúncia é a-BRU-pto."

http://www.riterm.net/actes/2simposio/testa.htm


Bem...eu sou simplesmente uma estudiosa da Língua Portuguesa e não uma lexicógrafa, respeito muito o conhecimento desse autor.
O que posso dizer sobre isso? É mais uma daquelas questões da nossa Língua Portuguesa que não há um consenso entre os próprios estudiosos!

Digo isso porque como vou corrigir um aluno que me traga um dicionário comprovando o uso de 'ab-rrupto' como pronúncia?!

3 comentários:

Unknown disse...

Não conheço gramático melhor que Napoleão Mendes de Almeida.

Unknown disse...

No final, ele mata o próprio argumento. ABLEgar? SuBLEvação? ABREnunciar? Fala sério!

Celiana disse...

Opto por ab-rup-to.