Neste Blog você pode refletir sobre alguns temas gramaticais explicados de maneira clara e em uma linguagem simples. Na lateral, encontra-se a lista dos temas abordados, basta clicar e ler com atenção aquele que mais lhe interessar.

           Há postagens que contêm reflexões sobre alguns textos consagrados (poesias, contos ou mesmo romances), lembrando sempre que a obra literária é uma "obra aberta", portanto passível de mais de uma leitura. Mas, como diz Umberto Eco, "não é escancarada"; então precisamos nos ater às palavras, são elas que nos direcionam a uma interpretação possível e coerente.

            Também não poderia deixar de registrar, neste lugar especial, alguns trabalhos muito interessantes de meus ex-alunos e, assim, deixo eternizados  o seu desempenho e a  sua dedicação.

            Acho que é isso! Vamos lá, então, e...

                                    bom passeio pelas letras!!!

 

segunda-feira, 21 de junho de 2021

PROPOSTA 3 DE REDAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO ACADÊMICA

 

As propostas deste blog foram feitas com base no modelo das propostas do ENEM e de muitos vestibulares. Antes de fazer a redação, leia atentamente a proposta abaixo e entenda bem o tema proposto. Depois, aproveite para aumentar seu conhecimento do assunto pesquisando mais sobre ele, isso o ajudará muito quando fizer o ENEM ou o VESTIBULAR. Então reserve cerca de duas horas sem interrupção e faça primeiro o rascunho e depois passe a limpo a redação à caneta preta ou azul. Assim, você já estará mais acostumado e apto para esse momento tão importante em sua vida, Futuro Acadêmico. Boa sorte, espero que aproveite!   

Leia os textos bases abaixo e faça uma produção de texto, de 20 a 30 linhas, sobre o tema:

 

A FOMAÇÃO DE QUALIDADE AUXILIA O SUCESSO PROFISSIONAL NO BRASIL

 

Texto 1: Entenda a importância do estudo para a conquista do sucesso profissional

A concorrência no mercado de trabalho está em constante crescimento. Empresas buscam por pessoas qualificadas e com atributos diferenciados para preencher vagas específicas. Ser especializado em uma área, amparado de bons conhecimentos e aperfeiçoamentos é um grande passo para conquistar o seu espaço nas empresas.

E, nesse cenário, o estudo é fundamental para o sucesso profissional. No texto de hoje, explicaremos alguns pontos que ilustram a importância dos estudos na sua carreira profissional. Os estudos estão constantemente presentes nas nossas vidas.

Desde pequenos, aprendemos que é importante ir para a escola. Não é à toa que boa parte de nossas vidas passamos em ambientes de aprendizagem. Os estudos são fontes de conhecimento, de aperfeiçoamento e de construção de personalidade. Com eles, nós tomamos decisões muito importantes, que vão moldar o nosso futuro e ajudar a desenvolver a nossa convivência social.

Os estudos também são fundamentais para conquistar o sucesso profissional. Com as exigências das empresas, ter conhecimento especializado e desenvolvimento de ideias é um diferencial que pode garantir uma boa vaga de trabalho.

A escolha de uma profissão não é apenas um desejo, mas sim a construção de um projeto de vida. Estudar de maneira eficiente ajuda a ampliar as habilidades profissionais, possibilitando a criação de características diferenciadas que vão somar muito no seu perfil. Trata-se de um aperfeiçoamento de habilidades

Quando nos preparamos para uma situação, conseguimos efetuá-la com mais facilidade. Na vida profissional, não é diferente. Quando estudamos, estamos nos aperfeiçoando para termos o nosso sucesso profissional. É muito importante escolhermos a área certa em que vamos trabalhar e estudar bastante para nos tornarmos diferenciais nela.

A busca por atualizações e novos conhecimentos é fundamental. O mundo passa por constantes mudanças tecnológicas, intelectuais e de conhecimento. Praticar a leitura e o estudo contínuo aperfeiçoa o seu lado profissional, proporcionando destaque e reconhecimento em sua área.

As empresas buscam isto: profissionais diferenciados que vão se sobressair nas atividades exercidas e levar o trabalho a outro patamar.

Estudar permite o desenvolvimento profissional

Poucas pessoas conseguem atingir o sucesso profissional sem estudos. As chances aumentam consideravelmente quando vivenciamos as salas de aula e aprendemos ensinamentos específicos para a profissão que queremos exercer. Escolher a instituição de ensino também é muito importante. Ensino de qualidade e compromisso com o aprendizado faz com que os estudantes se preparem melhor e saiam da faculdade mais experientes.

Os professores, na maioria das vezes, são as primeiras pessoas com quem temos contato na profissão que desejamos seguir. Por meio dos seus conhecimentos e dos seus exemplos que se formam algumas ideias do futuro profissional.

Os docentes precisam ser selecionados pela excelência de suas formações, proporcionando uma maior qualidade no ensino. Essas características serão encontradas em instituições sérias e que se preocupam com a qualidade de aprendizado. A busca por conhecimentos se torna um hábito.

Muitas pessoas passam tanto tempo estudando que acabam transformando essas ações em um hábito natural de sua vida. Estar em constante aprendizado é um diferencial e não passará despercebido por uma empresa. Funcionários determinados que trazem novidades e atualizações aos seus gestores têm mais possibilidades de serem reconhecidos e de ganharem cargos melhores no futuro.

Lembre-se: muitas pessoas se preparam para ingressar em ambientes de trabalho competitivos. Para o sucesso profissional, é fundamental se preparar, capacitar e fazer  diferente. Os estudos são fundamentais e serão importantes para o presente e para o futuro.

Fonte: https://www.censupeg.com.br/entenda-a-importancia-do-estudo-para-a-conquista-do-sucesso-profissional/23/03/20/13/12/2016/carreira/censupeg/

 

 

Texto 2: Trabalhadores e empresas em compasso de espera com o crescimento econômico e a geração de empregos

 

Em 2017, a reforma trabalhista proposta pelo então presidente Michel Temer havia prometido gerar 6 milhões de novos empregos. Porém, o que se tem visto de lá para cá é justamente uma queda na oferta de vagas de trabalho no país.

            Cerca de 13 milhões de pessoas vivem sem emprego no Brasil, segundo dados do IBGE. Desse total, quase um 1/3 têm entre 18 e 24 anos.

Somado a isso, no primeiro trimestre do ano, o PIB brasileiro caiu 0,2% confirmando a hipótese de que os resultados seriam menores do que o previsto pelo mercado. Além disso, as indefinições políticas e as dificuldades encontradas pelo governo federal na aprovação de reformas, como a da Previdência, são fatores que contribuem ainda mais para a crise econômica.

 

Mercado de Trabalho no Brasil

Em meio à atual situação da economia, está a sociedade de 13 milhões de pessoas que vivem sem emprego no país, segundo dados do IBGE. Desse total, quase um 1/3 têm entre 18 e 24 anos. Mas, afinal, o que esperar do mercado de trabalho até o final desse ano? E como garantir a diversidade no mercado mesmo em um momento de crise econômica?

Para o economista da Fundação Getúlio Vargas e especialista em mercado de trabalho, Bruno Ottoni, é possível que, com base nas atuais projeções, o desemprego diminua no segundo semestre, mas não por questões de agenda do atual do governo.

 

– Se o desemprego diminuir, será por questões sazonais. O problema é que as revisões do PIB estão sendo feitas cada vez mais para baixo. O que pode acontecer é que se as expectativas de crescimento da economia continuarem a cair, a gente pode ter recessão e as taxas de desemprego podem se acentuar.

 

Neste momento, a principal expectativa do governo para a retomada do crescimento econômico e da geração de empregos é a aprovação da  Reforma da Previdência. De acordo com a coordenadora da Editoria de Economia do Jornal O Globo em Brasília, Martha Beck, a expectativa do ministro Paulo Guedes é que a reforma gere 3 milhões de empregos no Brasil nos próximos 10 anos.

 

– O ministro Paulo Guedes acha que a Reforma da Previdência vai  ser um ponto de partida para destravar outras medidas que o governo quer enviar para o Congresso. E isso vai dar mais disposição para o mercado, que quer de fato fazer esse movimento.

 

Bernardo Menezes recebe o economista da FGV Bruno Ottoni e ger. executivo da Universidade Corporativa do SENAI, Márcio Guerra [...], para discutir sobre o mercado de trabalho em 2019.

Contudo, segundo o gerente executivo da Universidade Corporativa do SENAI, Márcio Guerra, é preciso que além da implementação da reforma, o governo apresente uma agenda com direcionamentos que acelerem esse crescimento e investimentos no setor.

 

– Se a reforma for aprovada sem grandes perdas, nós teremos um cenário de emprego até 2024. Mas o que a a gente sente falta, nesse momento, é de um discurso que aponte para outros caminhos. Falta clareza de agenda propositiva. Se esta agenda está ocorrendo, está acontecendo nos gabinetes. Não chegou para a sociedade.

Fonte: https://www.futura.org.br/como-esta-o-mercado-de-trabalho-no-brasil/ Publicado em:05/06/2019 Por: Yasmin Lisboa, com revisão de Gabriela Cunha

 

 Texto 3:


Texto 4:


Texto 5:


Texto 6:



Texto 7:


Texto 8:












 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: