Neste Blog você pode refletir sobre alguns temas gramaticais explicados de maneira clara e em uma linguagem simples. Na lateral, encontra-se a lista dos temas abordados, basta clicar e ler com atenção aquele que mais lhe interessar.

           Há postagens que contêm reflexões sobre alguns textos consagrados (poesias, contos ou mesmo romances), lembrando sempre que a obra literária é uma "obra aberta", portanto passível de mais de uma leitura. Mas, como diz Umberto Eco, "não é escancarada"; então precisamos nos ater às palavras, são elas que nos direcionam a uma interpretação possível e coerente.

            Também não poderia deixar de registrar, neste lugar especial, alguns trabalhos muito interessantes de meus ex-alunos e, assim, deixo eternizados  o seu desempenho e a  sua dedicação.

            Acho que é isso! Vamos lá, então, e...

                                    bom passeio pelas letras!!!

 

sexta-feira, 4 de junho de 2021

REDAÇÃO 2- IMPARCIALIDADE NA REDAÇÃO

 


Alguns esclarecimentos:

·                   É muito comum as pessoas fazerem uma interpretação TOTALMENTE ERRADA em relação a escrever uma REDAÇÃO IMPARCIAL.

Muitos interpretam (E ISSO É ERRADO) de que uma redação dissertativa imparcial é não se posicionar. ISSO É UM ERRO ABSURDO e DESTRÓI SUA REDAÇÃO!

Texto dissertativo (ou argumentativo, ou de opinião) é o texto de OPINIÃO!!! Como você pode escrever um texto emitindo a sua opinião sem se posicionar???? IMPOSSÍVEL, É ÓBVIO!

Mas, se é para se posicionar, então o que é ser IMPARCIAL?

Ser IMPARCIAL é ter uma visão pautada na razão, ter um ponto de vista científico; sem se deixar levar por sentimentalismos, religiosidade ou coisas fora da comprovação científica.  Exemplo: eu preciso escrever uma redação contra o aborto. Apesar de eu ser católica, eu PRECISO ESCREVER DE FORMA IMPARCIAL, vou defender meus argumentos contra o aborto baseados em pesquisas científicas, em relatos médicos e NÃO NA BÍBLIA ou no CATOLICISMO! Na fala, no meu dia a dia, posso falar do aborto de acordo com a religião, com meus pensamentos próprios; mas na redação preciso me pautar em conhecimentos científicos, racionais e não em achismos ou fé. Isso é ser imparcial!!! Escrever com base na Ciência é ser imparcial!!!

A minha redação, para ter CREDIBILIDADE, precisa ser pautada em argumentos comprovados, respeitados. Um argumento religioso, por exemplo, só convencerá quem tem algum tipo de fé. E não é o objetivo da redação.

A imparcialidade de um texto é para que, mesmo que alguém não concorde, tenha respeito com seu posicionamento porque ele se pautou em argumentos sólidos e científicos.

Espero ter sanado essa dúvida sobre IMPARCIALIDADE DA REDAÇÃO.

·         Outra dúvida comum é se o texto deve ser escrito em 1ª ou 3ª pessoas.

              Muitos pensam que escrever um texto em 1ª pessoa é colocar “eu acho que”, “na minha opinião”

                NADA DISSO!!!!! Escrever “eu acho que” ou “na minha opinião” JAMAIS se deve usar porque se é você que escreve, é ÓBVIO que é você que acha!!! Ou alguma entidade baixou ali e está escrevendo por você??? (desculpe a expressão, é só para ser bem clara sobre o absurdo). Só colocamos que alguém acha, quando a opinião é de outro - exemplo: “segundo Fernando Pessoa: “O poeta é um fingidor.” Mas, se a opinião é MINHA, eu já assino a redação, então NÃO TENHO DE ESCREVER frases do tipo “eu acho que” ou “na minha opinião”.

A questão é dar credibilidade ao texto!!!

Posso muito bem escrever um texto em 1ª pessoa e ser um bom texto:

“ A educação no Brasil ainda precisa de um suporte pedagógico de qualidade para que possamos ter respostas positivas em relação ao ensino no país.”

Observe a frase acima, trata-se de um exemplo de texto em 1ª pessoa. Não preciso colocar  “eu acho que”, “na minha opinião”, “EU” para ser 1ª pessoa; um verbo que seja, ou um indicar que seja em 1ª pessoa já é suficiente para ser classificado o texto como 1ª pessoa.

Por que dizem, então, que se deve escrever em 3ª pessoa se posso escrever um bom texto em 1ª pessoa?

Por causa da tal CREDIBILIDADE!!! Os textos científicos devem ser escritos em 3ª pessoa para demonstrar um afastamento do cientista, do pesquisador - a IMPARCIALIDADE! É mais uma forma de ser imparcial! 

Observe estas notícias:

1- Vi um acidente ali na esquina de casa.

2- Hoje ocorreu um acidente na rua Rui Barbosa .          

Observe que no item 2, a forma foi muito mais firme de se dizer a mesma notícia do item 1, foi expressa como uma notícia de jornal, quase inquestionável. A redação em 3ª pessoa dá o mesmo impacto da frase 2, é relatada como uma verdade e isso gera maior respeito ao seu texto. Escrever um texto em 3ª pessoa mostra um maior distanciamento, uma maior imparcialidade ao relatar a opinião; portanto dá maior CREDIBILIDADE devido à IMPARCIALIDADE de quem escreveu. 

Espero ter conseguido ser clara. Tentei usar uma linguagem bem próxima do cotidiano. 


Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário: