Pesquisa personalizada
Mostre-me um exemplo Coloque a tag META após a tag e antes da tag Meu título conteúdo da página

quarta-feira, 9 de abril de 2008

CONCORDÂNCIA VERBAL: A MAIORIA DE

Quando o sujeito da frase é formado por palavras como A MAIORIA DE, PARTE DE, enfim, palavras partitivas seguidas por um substantivo no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural.

Exemplo: A maioria das pessoas ( VERBO CONJUGAR)Se eu concordar o verbo com a palavra A MAIORIA DE , ele ficará no singular:
A maioria das pessoas CONJUGA.

Se eu concordar o verbo com a palavra PESSOAS, ele ficará no plural:
A maioria das pessoas CONJUGAM.

AMBAS AS FORMAS ESTÃO CORRETAS!

O mesmo acontece aos COLETIVOS!

Um bando de aves voava ou um bando de aves voavam.

CUIDADO!!! A maioria das pessoas conhecem a regra geral de concordância verbal, a qual seria : O VERBO CONCORDA COM O NÚCLEO DO SUJEITO.

Se aplicássemos essa regra às frases que estudamos em geral, o verbo SÓ PODERIA FICAR NO SINGULAR: A maioria dos jornalistas conjuga!

Muitos ( inclusive professores) quando veem o verbo no plural, pensam que o escritor errou a regra gramatical...Então, para evitar que pensem que vc escreveu errado, SUGIRO que você use sempre o verbo no singular.

Uma redação em um vestibular, por exemplo, não saberemos se corrigiram corretamente a nossa escrita. E, pasme, um professor universitário já colocou errado( em um texto meu) uma frase como a maioria dos jornalistas conjugam.

Mas saibam que a gramática aceita as duas formas!

Nenhum comentário:

 
Contador visitas
Motos