Neste Blog você pode refletir sobre alguns temas gramaticais explicados de maneira clara e em uma linguagem simples. Na lateral, encontra-se a lista dos temas abordados, basta clicar e ler com atenção aquele que mais lhe interessar.

           Há postagens que contêm reflexões sobre alguns textos consagrados (poesias, contos ou mesmo romances), lembrando sempre que a obra literária é uma "obra aberta", portanto passível de mais de uma leitura. Mas, como diz Umberto Eco, "não é escancarada"; então precisamos nos ater às palavras, são elas que nos direcionam a uma interpretação possível e coerente.

            Também não poderia deixar de registrar, neste lugar especial, alguns trabalhos muito interessantes de meus ex-alunos e, assim, deixo eternizados  o seu desempenho e a  sua dedicação.

            Acho que é isso! Vamos lá, então, e...

                                    bom passeio pelas letras!!!

 

sábado, 14 de julho de 2007

Infinitivo

O correto é dizer: "espero nos VERMOS no domingo"

Observe o verbo 'ver' : no infinitivo impessoal- verno infinitivo pessoal- vermos nós

Embora, nas gramáticas, não encontrando uma regra muito rígida em relação ao uso do infinitivo( pessoal ou impessoal) ...é interessante usarmos o infinitivo pessoal quando relacionado a algum ser.

Na frase citada, o verbo relaciona-se a 'nós'- nós vermos.

Nesse caso, é muito forte a idéia de reciprocidade, de inter- relação, por isso o uso de "vermos".

Agora, D...o cuidado maior que vc deve ter ao usar o verbo VER NÃO é só nesse caso!!!

IMPORTANTE:

Ao construírem frases como estas: "SE eu (VER)o menino, ...." ou "QUANDO eu (VER) o menino, ...." -

A maioria das pessoas conjugam o verbo 'ver' de forma errada, o correto é:

"Quando eu VIR o menino, ...." ou "Se eu VIR o menino, ...."

é diferente da sua frase "espero nos vermos no domingo"...se eu colocasse uma conjunção, ela ficaria:

"espero QUE NOS VEJAMOS no domingo"

OBS. Esta matéria não é tão simples, exigiria uma aula sobre verbos, espero ter ajudado. Beijão

4 comentários:

Nilza Mara disse...

Muito grata, ajudou-me nuitíssimo!
Beijinhos, Nilza Mara.

HADASSA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pri disse...

Olá. Bom dia. Poderia me tirar a duvida se o correto é: "Nos vemos lá" "Nos veremos lá" Nós nos vemos lá" ou Nós nos veremos lá? Obrigada

Della Coelho disse...

"Nós nos veremos lá" seria a maneira adequada à NORMA CULTA, pois trata-se de futuro já que nem estão no local onde se verão. As outras frases estão contidas em nossa forma informal de falar, não podemos condenar a fala desde que a mensagem a ser passada seja clara ao ouvinte- é a dinâmica da língua falada. Abraço.