Neste Blog você pode refletir sobre alguns temas gramaticais explicados de maneira clara e em uma linguagem simples. Na lateral, encontra-se a lista dos temas abordados, basta clicar e ler com atenção aquele que mais lhe interessar.

           Há postagens que contêm reflexões sobre alguns textos consagrados (poesias, contos ou mesmo romances), lembrando sempre que a obra literária é uma "obra aberta", portanto passível de mais de uma leitura. Mas, como diz Umberto Eco, "não é escancarada"; então precisamos nos ater às palavras, são elas que nos direcionam a uma interpretação possível e coerente.

            Também não poderia deixar de registrar, neste lugar especial, alguns trabalhos muito interessantes de meus ex-alunos e, assim, deixo eternizados  o seu desempenho e a  sua dedicação.

            Acho que é isso! Vamos lá, então, e...

                                    bom passeio pelas letras!!!

 

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Silepse

"mas nem tudo que parece é!!!!



Por exemplo: a gente vamos ao cinema...sonoramente é horrível mas não está errado pois é chamado de concordância ideológica(silepse).



A colega está certa ou está enganada?



nesse caso, o que parece é:



uma construção inaceitável !



Claro que sempre há alguém que discorda...que aceita...mas é tão terrível essa construção que até desvaloriza socialmente quem a usa- o Ultrage a Rigor demonstra isso na música:



Inútil


A gente não sabemos escolher presidente


A gente não sabemos tomar conta da gente



.....



Em relação à silepse de uma forma geral há alguns poucos casos em que ela é aceita:



- por uma opção de estilo( retórica)...Exemplo: Os brasileiros somos imbecis. Nessa construção o autor ameniza o impacto da mensagem ao se incluir como brasileiro. Trata-se de uma construção associada a intenções retóricas.



- Com os pronomes de tratamento que apresentam forma feminina referindo-se a um homem: Exemplo: Vossa Senhoria está adoentado.

2 comentários:

Anônimo disse...

POR FAVOR ME AJUDEM. ESTOU COM DIFICULDADE DE IDENTIFICAR SE É CASO DE COMPLEMENTO NOMINAL OU VTDI, POR EXEMPLO, O TERMO "AOS ESTUDOS" NA FRASE ABAIXO:
A MAIORIA TEM AMOR AOS ESTUDOS.

Anônimo disse...

complemento nominal pois o verbo amar , neste caso, e VI.