Neste Blog você pode refletir sobre alguns temas gramaticais explicados de maneira clara e em uma linguagem simples. Na lateral, encontra-se a lista dos temas abordados, basta clicar e ler com atenção aquele que mais lhe interessar.

           Há postagens que contêm reflexões sobre alguns textos consagrados (poesias, contos ou mesmo romances), lembrando sempre que a obra literária é uma "obra aberta", portanto passível de mais de uma leitura. Mas, como diz Umberto Eco, "não é escancarada"; então precisamos nos ater às palavras, são elas que nos direcionam a uma interpretação possível e coerente.

            Também não poderia deixar de registrar, neste lugar especial, alguns trabalhos muito interessantes de meus ex-alunos e, assim, deixo eternizados  o seu desempenho e a  sua dedicação.

            Acho que é isso! Vamos lá, então, e...

                                    bom passeio pelas letras!!!

 

sábado, 14 de julho de 2007

Hífen

O hífen também é empregado com prefixos ou elementos colocados antes do radical de uma palavra, no entanto, para isso é necessário seguir algumas regrinhas:

O prefixo ‘auto’ entra na regra dos prefixos terminados em –o (auto-, neo-,proto-, pseudo- ) que somente devem usar hífen quando a palavra seguinte começar por: H, R, S ou VOGAL

Auto ....Biografia- não haverá hífen, porque a palavra seguinte começa com B-biografia.

Então, o correto será: AUTOBIOGRAFIA.


Auto ....Retrato- haverá hífen, porque a palavra seguinte começa com R- retrato.

Então, o correto será: AUTO-RETRATO.

Entendeu? Qualquer dúvida é só perguntar! Não leve dúvidas ao sair desta página! bjos

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

Estou com uma dúvida imensa no uso do hífen. Preciso traduzir para o Português uma palavra que no inglês é escrita "epihydrophily". No Português existe a palavra hidrofilia, que designa a polinização pela água. Mas, não consegui descobrir como unir o prefixo epi a ela (para especificar que o grão de pólen é carregado sobre a superfície da água). Alguma sugestão?

Obrigada,

Elaine

Anônimo disse...

Nossa, ninguém nunca respondeu a pergunta da Elaine. E eu estou com a mesma dúvida.