Neste Blog você pode refletir sobre alguns temas gramaticais explicados de maneira clara e em uma linguagem simples. Na lateral, encontra-se a lista dos temas abordados, basta clicar e ler com atenção aquele que mais lhe interessar.

           Há postagens que contêm reflexões sobre alguns textos consagrados (poesias, contos ou mesmo romances), lembrando sempre que a obra literária é uma "obra aberta", portanto passível de mais de uma leitura. Mas, como diz Umberto Eco, "não é escancarada"; então precisamos nos ater às palavras, são elas que nos direcionam a uma interpretação possível e coerente.

            Também não poderia deixar de registrar, neste lugar especial, alguns trabalhos muito interessantes de meus ex-alunos e, assim, deixo eternizados  o seu desempenho e a  sua dedicação.

            Acho que é isso! Vamos lá, então, e...

                                    bom passeio pelas letras!!!

 

quarta-feira, 9 de abril de 2008

CONCORDÂNCIA VERBAL: A MAIORIA DE

Quando o sujeito da frase é formado por palavras como A MAIORIA DE, PARTE DE, enfim, palavras partitivas seguidas por um substantivo no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural.

Exemplo: A maioria das pessoas ( VERBO CONJUGAR)Se eu concordar o verbo com a palavra A MAIORIA DE , ele ficará no singular:
A maioria das pessoas CONJUGA.

Se eu concordar o verbo com a palavra PESSOAS, ele ficará no plural:
A maioria das pessoas CONJUGAM.

AMBAS AS FORMAS ESTÃO CORRETAS!

O mesmo acontece aos COLETIVOS!

Um bando de aves voava ou um bando de aves voavam.

CUIDADO!!! A maioria das pessoas conhecem a regra geral de concordância verbal, a qual seria : O VERBO CONCORDA COM O NÚCLEO DO SUJEITO.

Se aplicássemos essa regra às frases que estudamos em geral, o verbo SÓ PODERIA FICAR NO SINGULAR: A maioria dos jornalistas conjuga!

Muitos ( inclusive professores) quando veem o verbo no plural, pensam que o escritor errou a regra gramatical...Então, para evitar que pensem que vc escreveu errado, SUGIRO que você use sempre o verbo no singular.

Uma redação em um vestibular, por exemplo, não saberemos se corrigiram corretamente a nossa escrita. E, pasme, um professor universitário já colocou errado( em um texto meu) uma frase como a maioria dos jornalistas conjugam.

Mas saibam que a gramática aceita as duas formas!

2 comentários:

First canvas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
First canvas disse...

Boa noite, professora.
Tive um professor que ensinava: (isso na década de 60)
Topologia pronominal:
próclise, ênclise e mesóclise.
além dessas três formas de colocar os pronomes átonos havia uma outra: Tmese.
Tmese era a colocação do pronome no corpo do verbo no futuro de presente e futuro do pretérito como em:
Dar-lhe-ei um presente.
Prometi-lhe um presente. Dar-lho-ei no Natal.
Não encontro mais isso hoje em Gramáticas.
Hoje, salvo engano de minha parte, é ensinado como mesóclise.
A senhora poderia comentar?
Obrigado.