Neste Blog você pode refletir sobre alguns temas gramaticais explicados de maneira clara e em uma linguagem simples. Na lateral, encontra-se a lista dos temas abordados, basta clicar e ler com atenção aquele que mais lhe interessar.

           Há postagens que contêm reflexões sobre alguns textos consagrados (poesias, contos ou mesmo romances), lembrando sempre que a obra literária é uma "obra aberta", portanto passível de mais de uma leitura. Mas, como diz Umberto Eco, "não é escancarada"; então precisamos nos ater às palavras, são elas que nos direcionam a uma interpretação possível e coerente.

            Também não poderia deixar de registrar, neste lugar especial, alguns trabalhos muito interessantes de meus ex-alunos e, assim, deixo eternizados  o seu desempenho e a  sua dedicação.

            Acho que é isso! Vamos lá, então, e...

                                    bom passeio pelas letras!!!

 

sábado, 28 de novembro de 2020

TINHA CHEGO ou TINHA CHEGADO???

 

             Em plena sala de aula do 6º ano...    

 

            - Meninos, vamos iniciar a aula logo? Todos os dias eu chego antes de vocês na sala e...

 

- ... PROFESSORA, QUE FEIO!!! Meu pai falou que falar CHEGO não está certo, prof?

 

            - Hum... de certa forma sim...que tal aprendermos sobre isso hoje então???

 

            - VAMOS!

 

          - Vishi, a professora falou errado...

 

 

            - Será que ela não sabe português???

 

 

            - O pai do Carlinhos é advogado e ele SABE SIM PORTUGUÊS...

 

- Agora silêncio, meus amores... vamos entender mais um pouco sobre se eu falei certo ou errado, ok?!

Então, prestem bem atenção!!! Vamos lá!

 

Bem... primeiramente precisamos compreender a que “chego” estamos nos referindo. Para isso é importante compreendermos a conjugação dos verbos; o verbo CHEGAR segue a primeira conjugação por terminar em AR e podemos encontrar a forma CHEGO logo no Presente do Indicativo, vamos ao quadro:

 

 

Eu chego

Tu chegas

Ele chega

Nós chegamos

Vós chegais

Eles chegam

 

 

Sabemos, portanto, que existe a forma chego, mas precisamos saber ONDE exatamente podemos aplicá-la. Por tratar-se do Presente do Indicativo, usaremos em frases que exijam o PRESENTE DO INDICATIVO.

 

Vou usar exemplos do cotidiano... imaginemos uma conversa de alunos marcando um encontro para fazerem um trabalho. Observem atentamente as falas no quadro:

 

 

- Eu chego sempre às 8 horas da manhã, professora.

       - Meninas, vocês também conseguiriam chegar às 8 horas para o trabalho.

       - Eu consigo, prof.

       - Eu chego, prof.

 

 

            Nessa conversa acima, percebemos o uso do CHEGO de forma adequada à norma culta, pois trata-se do uso do Presente do Indicativo.

           

           O estranhamento que tem ocorrido no uso dessa forma não se trata de frases como essas que observamos, mas de quando usamos CHEGAR junto com os verbos auxiliares “ter, haver”. Por isso o pai do Carlinhos deve tê-lo corrigido.

 

          Vamos entender isso. Prestem muita atenção e leiam com calma!!!

 

            Naquela aula em que estudamos os verbos, lembrem-se de que, no final das conjugações de cada um, sempre encontrávamos:

 

 

Infinitivo: CHEGAR

Gerúndio: CHEGANDO

Particípio: CHEGADO

 

 

Lembraram??? Vocês diziam que era a parte mais fácil de decorar para o nosso “Jogo de Verbos”, lembraram? ... enfim, é desse Particípio  aí de que estamos falando!!!!

 

Alguns verbos possuem mais de uma forma para o particípio!

 

Ei, ATENÇÃO, EU DISSE  SOMENTE ALGUNS VERBOS!!!

 

Explicando... ALGUNS VERBOS possuem mais de uma forma para o particípio, MAS NÃO SÃO TODOS OS VERBOS!!!! Entenderam??? Se não entenderam, eu explicarei novamente porque não podemos continuar sem vocês entenderem cada explicação que eu dei.

 

Retomando... Tendo dois particípios, um é chamado de REGULAR e a outra forma  de IRREGULAR.

 

- Como são classificados esses verbos que possuem mais de uma forma, professora?

 

- Boa pergunta, Beatriz! E falou bonito, realmente o correto é dizer classificar, então eles são chamados de VERBOS ABUNDANTES.

 

- E daí eu posso usar de qualquer jeito e em qualquer lugar, prô???

 

- Não, Sofia, felizmente não é bem assim, senão teríamos uma bagunça na frase, não é?

 

- Como são usados então, professora?

 

- Bem... prestem atenção... Usamos o particípio quando precisamos uni-los com os verbos auxiliares ter/haver ou ser/estar. Se o verbo tiver duas formas de particípio, portanto for abundante, normalmente unimos o particípio regular com os auxiliares ter/ haver e o irregular com os auxiliares ser/estar.

 

Calma... é só prestarem atenção que vocês vão entender!!!

Vamos ao quadro para ficar mais claro. Observemos o verbo abundante ENTREGAR, se é abundante, possui duas formas para o particípio. Vejamos:

 

 

verbo      particípio regular   particípio irregular

 

    entregar         entregado            entregue

 

 

 

Vejam que o verbo “entregar”  possui DUAS FORMAS DE PARTICÍPIO!

 

Vou dar exemplos para compreendermos melhor; por ser abundante, construímos frases assim:

 

 

- O carteiro já tinha entregado a carta.

 

- O presente foi entregue por mim.

 

 

Entenderam???

 

-Professora, mas nós usamos assim mesmo, todo mundo sabe.

 

- Exatamente, Bia!!! Todos sabem usar e usam corretamente verbos assim, mas agora estamos REFLETINDO esse verbo para não errarmos com o CHEGAR!

 

- Ah, ta!

 

- Até aqui tudo bem? Se tiveram alguma dúvida, me falem que retomaremos tudo novamente. Não podemos prosseguir sem entenderem o que foi explicado até aqui.

 

- Qual é o problema então do chegar, prof linda???

 

- Amanda, minha querida, o problema é que muitos usam o VERBO CHEGAR como se fosse ABUNDANTE...

 

MAS  CHEGAR NÃO É ABUNDANTE!!!

 

-Sério, prô??

 

-Sim!!!Por isso seu particípio é somente de uma forma- CHEGADO!!!

 

Portanto, de acordo com a norma culta, a forma correta de dizer é:

 

 

Eu tinha chegado  ( forma correta )

                             e  

Eu tinha chego. ( forma errada)

 

 

- Mas, Prof, é horrível, todo mundo fala eu tinha chego; eu escuto na minha casa, na escola, em todo canto.

 

- Sim, Paulinho, está horrível para você a forma correta EU TINHA CHEGADO, porque você deve ter escutado muito a forma inadequada; mas para mim dói “tinha chego”, saibam que  dói aos ouvidos de quem conhece a gramática. Se eu falar isso, chego a pedir perdão a Deus de tanto pecado!!!

 

- Credo, professora, que maldade!!!

 

- Brincadeira, Bia, é claro que estou brincando, é só para vocês gravarem e se divertirem um pouco. Mas vamos continuar...

Observem atentamente este exemplo em que o uso do  “CHEGO” está absolutamente CORRETO:

 

 

Hoje, eu chego aos lugares na hora certa; mas eu tinha chegado sempre atrasada antes de fazer terapia.

 

 

Entenderam? Ficou mais claro agora?

 

-Acho quem sim, profe.. Então, se eu for falar eu tinha cheg...ops, é melhor eu falar  EU TINHA CHEGADO. Assim?

 

-Exatamente, Vanessa!

            É claro que a fala é dinâmica sim e ouvimos em nossa casa, nossos parentes, amigos e até pessoas bem instruídas falarem de forma inadequada à norma culta. JAMAIS CORRIJAM NINGUÉM, aprendam para vocês mesmos! É horrível alguém corrigir alguém; nem meus filhos eu corrigia, eu nunca corrigi a fala de nenhum de vocês!...sempre usei outras formas de ensinar; porque é muito feio ficar humilhando as pessoas; é pior do que falar errado.

            Vocês aprendem para terem cada um a SUA escolha de falar ou não da maneira como ensina a gramática, só para VOCÊ MESMO aprender e não para ficarem criticando os outros, entenderam?

 

            -Sim, prof, é muito chato mesmo! Tem galerinha metida à besta que fica corrigindo todo mundo. Ninguém gosta de conversar com eles.

 

            - Então, lembrem-se sempre na vida de APRENDER para MELHORAR A SI MESMO! Como Professora de Língua Portuguesa afirmo que pior que falar “errado” é alguém humilhar o outro corrigindo-o!!! É preferível mil vezes uma palavra errada, do que um metido a sabido corrigindo outra pessoa.

            É isso, meus amores. Por hoje é só.

 

            - Tchau, prof.

            - Beijo, prof. querida.

- Fui, prof.

- Tá bom, prô.

- Valeu, profe.

- Até a próxima aula, professora.

 

Nenhum comentário: